Recomendação de leitura: Freud (1914-1916) – Obras completas volume 12

Obras completas FreudReferência fundamental para a psicanálise, as obras de Sigmund Freud são de imensa importância.

Uma curiosidade:
Freud colaborou para alguns pontos que viraram referência nos métodos da hipnose, e ele mesmo dizia: A hipnose é uma ferramenta completa e poderosa, mas eu não era bom nisso.

Freud abandonou a hipnose por não compreendê-la, e não saber lidar com as ab reações que ele causava em suas sessões, além de ser um momento histórico em que a hipnose ainda não havia sido muito explorada, porém; ele reconhecia o poder desta ferramenta para resolução de problemas relacionados à psique.

Aqui vai um trecho da resenha dele na Amazon, e se você considerar comprar, prefira nosso link, isso ajuda o site.

“O objetivo destas Obras completas é oferecer os textos com o máximo de fidelidade ao original, sem interpretações ou interferências de comentaristas e teóricos posteriores da psicanálise, que podem ser encontradas na interminável bibliografia sobre o tema. O aparato editorial limita-se a notas do tradutor, que geralmente informam sobre os termos e as passagens de versão problemática, para que o leitor tenha uma ideia mais precisa de seu significado. Nessas notas são reproduzidos os equivalentes achados em algumas versões estrangeiras dos textos, em línguas aparentadas ao português e ao alemão.
O coordenador e tradutor Paulo César de Souza já é conhecido por suas traduções de obras de Friedrich Nietzsche e Bertolt Brecht, pelas quais recebeu duas vezes o prêmio Jabuti. Durante alguns anos foi colaborador do jornal Folha de S. Paulo. Seu primeiro artigo, publicado em 1985, intitulava-se “Nosso Freud” e já discutia a tradução de Freud. Sua primeira tradução de um texto de Freud, agora incluída nesta edição, foi publicada em 1989, no mesmo jornal. Essas e outras contribuições foram depois incorporadas aos volumes Sigmund Freud & o gabinete do dr. Lacan (Brasiliense, 1989) e Freud, Nietzsche e outros alemães (Imago, 1995).”